Friday, April 20, 2012

Os Livros do Povo - Noções de Tudo

Número 13 - O Encanto Feminino, Parte I



A capa não diz tudo mas promete muito: Um "Livro do Povo" com "Noções de Tudo"... e números vários. Deparei-me com o 13º, "O Encanto Feminino" (ou antes "as obrigações da mulher, ou o "estamos cheios de medo que mais dia menos dia elas nos passem a perna e isso é que não pode ser", em linguagem corrente); aparentemente em 1920, já muita pérola havia.


1. "É rara a mulher que, por o facto de ser mulher, se não considera desfavorecida da sorte e não inveje o ser homem".

Podia estar descontextualizado mas não está, é isto. Uma pessoa já nasce mal e é crónico.

2."Parecerá uma redundância dizer mulheres verdadeiramente, mulheres. infelizmente não o é, porque há creaturas que, usando saias e cabelo comprido, serão tudo quanto se quiser, menos mulheres. As mulheres quando se zangam mudam de sexo. Outras causas há que as desfiguram e dão foros de realidade ao "terceiro sexo" dos humoristas". 

Vamos por partes: Primeiro, as mulheres que não eram mulheres porque se zangavam. O rabo de saia não enganava. Mulher zangada vira homem, porque a verdadeira mulher não contesta. Há ainda a hipótese de ser homossexual se o fizer! Foi preciso ler a frase três vezes para entender o que realmente se queria dizer com tantas palavras e a designação de terceiro sexo dos humoristas. Bastava uma.

3. "Na generalidade, a mulher não ultrapassa a condição de discípula; admirável de quando em quando, mas nem sempre um reflexo do mestre. Não há mal em que assim seja. os bois não voam e as andorinhas não servem para puxar o arado. Que importa, portanto, que os homens saibam pensar melhor que as mulheres, se estas o suplantam em outras habilidades?"

Claro como água: Se a mulher é tão hábil com a frigideira, porquê pensar em assuntos? Os bois também não voam, porque haveriam elas de pensar? 

4."A mulher é a flor da vida. Cabe-lhe, como à flor, um duplo papel decorativo e oloroso".

Manhosos. Primeiro fala-se de flores. Depois em flores metaforicamente. Depois, nos deveres das flores. Pressinto o John Lennon a erguer-se da campa.

(to be continued... ele há mais)

0 comentários: