Monday, July 6, 2009

Momento de Sapiência Popular #11

Banana fa-si é bom, é o que me apraz dizer.
.
.
Isso é hoje, porque se fosse ontem já não me aprazia nada! Ontem foi o que me ap... ap... ap&#$/(//(%&%$/... Sei lá!
.
Ora após receber inúmeras cartas de leitores com dúvidas acerca deste malandro verbo, principalmente no que respeita ao Pretérito Perfeito, decidi indagar. Como não consegui encontrar nenhuma explicação com a devida clareza sobre a conjugação do mesmo nos diversos tempos verbais, (nestas coisas da internet, cada um diz sua coisa. Muito se fala mas nada se concretiza), vamos então ver apenas alguns exemplos práticos de aplicação do verbo aprazer no dia-a-dia (verbo transitivo indireto, intransitivo e pronominal . Tá...), para que seja de mais fácil percepção. Pois que não é um verbo simples e não se aplica a qualquer pessoa do singular, nem sequer do plural.
.
Adoro banana fa-si, foi o que ontem me aprouve dizer.
Adoro sumo de pinacolada, foi o que te aprouve dizer.
Aprazeu-lhe dizer que prefere manga laranja... (Estranhíssimo!)
.
Futuro do indicativo...
Com certeza me aprazerá dizer que com gelo e limão é que é bom.
.
Não foi muto claro mas já é qualquer coisa!

5 comentários:

wakeup said...

Belo indaganço da situação!

Catraia said...

A coisa é mais complexa do que se imaginava!

MysterOn said...

Estou muito mais esclarecido!!!

Estava a ver que não ;p Eheheheh

Agora só falta voltar ao primeiro lugar no Bouncing Balls!

Pock pock pock!!

MysterOn said...

Bem que avisei que seria complexo, mas sendo eu imigrante poderia ser ignorância minha...mas afinal é complexo ;)

Catraia said...

Eu fiquei foi mais baralhada... Acabei por filtrar algumas coisas!